terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Prefeito e Secretária de Assistência Social participam do I Seminário Mais Infância em Salvador

O Prefeito Municipal de Ichu, Carlos Santiago, juntamente com a Secretária de Assistência Social, Maria das Graças, estão participando em Salvador, do I Seminário Estadual -  Mais Infância.

O encerramento das atividades do Programa Mais Infância, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em 2017, lotou o auditório do Senai Cimatec, em Salvador, nesta terça-feira (5). Entre primeiras-damas municipais, gestores municipais e educadores, cerca de mil pessoas se uniram à primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, durante o 1º Seminário Estadual do Mais Infância, para discutir as ações realizadas neste ano e também as que serão implementadas em 2018, fortalecendo a rede de proteção à criança no estado. 

Ao longo de todo o dia, no Senai Cimatec, palestrantes abordam o tema infância em todas as suas vertentes. Entre os convidados estão as professoras Maria Thereza Marcílio, representante da Rede Nacional Primeira Infância, e Tânia Zagury, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia de Letras Carioca, além de autora de diversos livros sobre educação e comportamento de pais e educadores.

Para o representante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia, Marcel Mariano, a iniciativa é um ponto de partida para novas ações. “Vamos colocar toda a estrutura da Comissão da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça à disposição das Voluntárias Sociais. Dessa parceria podem surgir ações para ajudar as famílias carentes que estão fora do mercado de trabalho, auxiliar o menor infrator que se envolveu com as drogas ou com os crimes, e também auxiliar as crianças na alfabetização, na saúde, na escolarização e na segurança".

Segundo a promotora de Justiça Cíntia Guanaes, a parceria para a prevenção é essencial. “A gente previne para que não se chegue à precarização dos direitos e garantias das crianças. Esse trabalho junto com as Voluntárias Sociais é fundamental pela capilaridade. Ele faz com que as ações cheguem mais às pessoas e a gente evita que depois, já com prejuízo da infância, seja necessária uma judicialização”.

Por: Emerson Pablo com informações de Raul Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário